top of page

Oficina de Selfie no Palácio Marquês de Pombal

Neste último sábado estivemos reunidos em uma oficina "Selfie no Palácio", promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, através do Serviço Educativo do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

O objetivo desta oficina foi a criação e reflexão sobre a técnica fotográfica baseada no processo de selfie,utilizando uma metodologia que inclui a dinâmica participativa através da exibição e discussão de imagens.

O termo selfie é derivado da palavra inglesa self, que remete a si próprio, como um pressuposto de ser uma fotografia digital, partilhada através da internet e que tem por propósito fazer um auto retrato.

Com o advento das novas tecnologias da comunicação, o uso das redes sociais e a passagem da fotografia para o processo digital, criou-se novos paradigmas, novas formas de representação do mundo. Para além do uso de textos, a imagem assumiu o papel de comunicar sentimentos e vontades, de construção do imaginário e representações das diferentes realidades.

O sucesso e a popularidade da selfie não reside na fotografia em si, no registo da ocasião e/ou pessoa, mas sim na possibilidade de publicitá-la, compartilhá-la com outros indivíduos e de, a partir dessa premissa, narrar-se a outrem. Criação e formação: Raquel Pacheco



Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
Posts Recentes
Arquivo
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page