Media ou Mídia inclui todos os meios de comunicação: televisão, cinema, vídeo, rádio, fotografia, publicidade, jornais e revistas, música “gravada”, jogos de computador e internet. Já o termo educação para os media vem do inglês media education, que no Brasil chama-se mídia e educação.
Literacia, literacia dos media, media literacy ou alfabetização mediática são as diversas competências desenvolvidas pela educação para os media.
Cinema e Educação
O cinema é fonte de conhecimento e de autoconhecimento e este processo se dá porque o cinema se exprime através de sons e imagens que transmitem e suscitam sentimentos. O cinema lida com o que é humano e é extremamente complicado pensar em compartimentá-lo em disciplinas, pois ele aborda a conceção do humano em suas diferentes dimensões. Um filme engloba línguas, ciências, matemática, história, geografia, física, química, psicologia, engenharia, ecologia etc., ou seja, ele é transdisciplinar, está acima de qualquer disciplina. Como reduzir o cinema a um instrumento, uma ferramenta ou uma disciplina, sendo ele indisciplinado por natureza?
O cinema é muito mais que isso, o cinema é um projeto, que engloba diferentes e infinitos projetos. Através da visualização de um filme pelos educandos, o educador pode estimular muitas práticas, reflexões e trabalhar sentimentos. O educador que tem o interesse de trabalhar a pedagogia do ser integral tem no cinema um grande aliado, já que este possui uma linguagem que comporta conteúdos abrangentes e é extremamente rica. Didatizar ou “escolarizar” o cinema é compartimentar o incompartimentável.
Na área do Cinema Educação podemos contribuir através de :
- Consultoria
- Projetos
- Palestras
- Metodologias Participativas
- Pesquisa Etnográfica
- Formação para crianças, adolescentes, jovens, professores e formadores
- Jovens (comportamentos, auto estima, desenvolvimento da autonomia, etc.) e jovens em situação de vulnerabilidade social
-
Artigo de Opinião sobre Cinema Educação, no Portal VER (Valores, Ética e Responsabilidade)
-
A importância da participação de crianças e jovens nas práticas de cinema e educação, Raquel Pacheco, Encontro Nacional de Educação para os Media 2015.