Media ou Mídia inclui todos os meios de comunicação: televisão, cinema, vídeo, rádio, fotografia, publicidade, jornais e revistas, música “gravada”, jogos de computador e internet. Já o termo educação para os media vem do inglês media education, que no Brasil chama-se mídia e educação.
Literacia, literacia dos media, media literacy ou alfabetização mediática são as diversas competências desenvolvidas pela educação para os media.
Jovens Protagonistas Portugal
Contexto: O Projeto Rede Jovens Protagonistas surge em 2007 no Brasil a partir da experiência de três anos dentro de uma unidade da Fundação Casa (espaço de reclusão para crianças e jovens), quando alunos foram capacitados para produzir vídeos, tiveram aulas de hip hop e break. E desde então são realizadas diversas atividades de impacto na transformação social, por meio da educomunicação e da arte. Em 2014, em parceria com a UNICEF a Rede tem sua primeira missão em São Tomé e Príncipe. Este projeto é desenvolvido pela Associação Celebreiros (Brasil) - Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos/SP.
Com a ideia de replicar o projeto, em formato de Rede, também em Portugal, reuniram-se cinco instituições que unidas, em trabalho de cooperação, garantem a qualidade e diversidade do trabalho realizado com os jovens que vivem em nosso país.
São elas:
Associação Celebreiros (BR) - com o mentor do projecto, os restantes parceiros e todo o know-how adquirido;
Mapa das Ideias (PT) - serviços educativos e culturais, projectos e formação, com enfoque na área da Educação para a Cidadania e Responsabilidade Social.
Rede Media e Literacia (PT) - projeto desenvolvido desde 2008, trabalha com cinema e educação e educação para os media, no contexto de inclusão, participação e expressão de crianças e jovens.
ARGO (PT) - Arte, Património e Cultura, empresa com forte cunho empreendedor e na criação de valor em torno dos projectos que implementa.
Reserva (PT) - Instituição responsável por dinamizar e desenvolver a parte socio-cultural-educatica da Fábrica da Pólvora (Barcarena-Oeiras).
Inês de Medeiros - parceira do projeto, especialista com vasto currículo em torno do cinema.
Objetivos: Trabalhamos para a capacitação profissional, inclusão digital, empregabilidade, socializaçao, preparação para a vida em harmonia com a sociedade, escola, comunidade etc. e estimulo para os jovens. Este projeto é uma oportunidade de aumentar a sua capacidade de resposta, autoestima, motivação, e ingresso no mundo do trabalho, aumentando a qualidade de vida e minimizando os desvios de comportamento para a marginalidade e taxa de desemprego.
Como fazemos isso: Utilizamos a comunicação, a arte, a cultura como forma de expressão das nossas ideias e das nossas ações. Participando da REDE JOVENS PROTAGONISTAS os jovens aprendem a se comunicar por meio do audiovisual, do vídeo, do rádio, da palavra escrita, da produção cultural. Aprendem conteúdos de cidadania, direitos da criança e do adolescente, meio ambiente, educação e muito mais. Mas para nós isso não é suficiente queremos espalhar o conhecimento e dividir tudo aquilo que sabemos. Queremos nos comunicar com as outras pessoas e queremos dar voz àqueles que têm algo importante a dizer. Por isso é que produzimos programas de TV, vídeos, documentários e diversos outros tipos de conteúdo falando com uma linguagem jovem. Os assuntos são sempre de interesse da comunidade, focando em como a juventude vê a realidade à sua volta e também em como transformar essa realidade para melhor. O nosso objetivo é apoiar a juventude, mas principalmente das comunidades à nossa volta. Buscamos identificar e apoiar os jovens talentos para que possam ser protagonistas de suas histórias, dos locais onde vivem, na sociedade.