Media ou Mídia inclui todos os meios de comunicação: televisão, cinema, vídeo, rádio, fotografia, publicidade, jornais e revistas, música “gravada”, jogos de computador e internet. Já o termo educação para os media vem do inglês media education, que no Brasil chama-se mídia e educação.
Literacia, literacia dos media, media literacy ou alfabetização mediática são as diversas competências desenvolvidas pela educação para os media.
É doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH|UNL – Universidade Nova de Lisboa em regime de cotutela com o IACS|UFF – Universidade Federal Fluminense com a tese "Cinema e Educação. Estudos de Caso no Brasil e em Portugal”, tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Estudo dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Federal Fluminense, instituição onde também se licenciou em Ciências da Comunicação, na variante de Cinema e Audiovisual.
É investigadora do CICS.Nova – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e colaboradora da associação Os Filhos de Lumière. As suas principais áreas de investigação são a educação audiovisual, o cinema e educação, o estudo dos media e a literacia mediática (em particular a educação para os media). É autora do livro "Jovens Media e Estereótipos. Diário de Campo de uma Escola Dita Problemática” e de vários capítulos de livros e artigos científicos, alguns dos quais indexados.
É Professora Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa, onde leciona no Departamento de Ciências da Comunicação, na área da Linguagem Audiovisual. Atua desde 1996 como profissional e educadora na área do cinema e do audiovisual e é também diretora da Rede Media e Literacia.
Livro “Jovens, Media
Escola dita Problemática”, Livros Horizonte (2009), ISBN: 978972241663