A RedeKino é o maior banco de dados de Cinema e Educação em língua portuguesa
Engajadas em projetos diversos que aproximam cinema e educação, as professoras universitárias Inês Teixeira (Faculdade de Educação/UFMG), Rosália Duarte (PPGE/PUC-Rio), Milene Gusmão (Curso de Cinema da Uesb) e Adriana Fresquet (PPGE/UFRJ), e também as professoras Bete Bullara e Marialva Monteiro (Cineduc-RJ), idealizaram, no II Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ, em 2008, uma iniciativa que pudesse congregar pessoas e instituições para compartilhar experiências e somar esforços no intuito de viabilizar ações conjuntas relacionadas a essas áreas.
Essa ideia materializou-se em 8 de agosto de 2009, quando um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do âmbito do cinema e do audiovisual se reuniu na Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte, e criou a Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.
A Rede Kino vem crescendo e hoje seu SITE é um portal que centraliza um grande número de informações, projetos, eventos, iniciativas, publicações, artigos e associados na área do Cinema e Educação.
O trabalho desenvolvido pela Rede Kino vem convergindo forças, trocas e uma maior divulgação e conscientização sobre a importância do Cinema para a Educação.
Em 2015 a professora e uma das coordenadoras e fundadoras da Rede Kini, Adriana Fresquet (PPGE/UFRJ), organizou a publicação "Educação e Cinema: a lei 13.006. Reflexões, Perspectivas e Propostas" e baixa-se gratuitamente AQUI.